terça-feira, 28 de junho de 2011

Texto de base: Romanos 1: 16 ao 17


Fé é uma palavra muito significativa. Implica fidelidade a Deus (Mateus 24.45) e confiança absoluta nEle , como aquela demonstrada pelas pessoas que iam a Jesus à procura de cura (Lucas 7.2-10). Fé pode ser definida positivamente como esperança segura, inabalável (Hebreus 11.1) ou negativamente como uma crença infecunda que não redunda em boas obras (Tiago 2.14-26). Mas o que Paulo quis dizer quando falou de “ fé salvadora” em Romanos?

O apóstolo relacionou a fé à salvação. Não é necessário praticar boas obras para alcançar a salvação; se fosse, esta seria apenas mais um feito humano, e Paulo deixou bem claro que as obras não nos podem salvar ( Efésios 2.8), é a graça de Deus , e não nossa fé, que nos salva. Em sua misericórdia, ao nos salvar, Deus nos concede a fé, afim de que tenhamos um relacionamento com seu filho, que nos ajuda a ser como Ele. Por meio dessa fé, que recebemos do próprio Deus ,passamos da morte para a vida (João 5.24).

Mesmo na época do antigo testamento, a graça,e não as obras, era a base da salvação, como está assinalado em Hebreus. “ Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados” (Hebreus 10.4). Deus queria que seu povo enxergasse muito além do sacrifício dos animais, porém muitas vezes o povo colocava sua confiança apenas no comprimento das formalidade de lei, na pratica dos sacrifícios prescrito.



Quando Jesus triunfou sobre a morte, Ele eliminou as acusações que nos eram contrarias e abriu-nos o caminho para o Pai ( Colossenses 2.12-15). Por ser misericordioso ,Deus nos concede a fé. como seria trágico se transformássemos a fé em uma obra e tentássemos desenvolvê-la por nossa conta! Nunca poderíamos chegar a Deus por meio de uma fé humana, assim como povo do antigo testamento também não poderia por meio de sacrifícios. Assim, devemos aceitar a bondosa oferta de Deus com ações de graça e permitir que Ele plante semente da fé dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário